Valéria


Em minha pequena biblioteca, tenho alguns livros que mantêm um secreto vínculo com o tempo de outras pessoas. Fui presenteado com um exemplar de "Terra dos Homens" acompanhado por uma terna dedicátória na segunda página, pois, a primeira possuía outra que fora escrita há desesseis anos pelo Sr. Odim à Valéria.

Não conheço essas pessoas, tão pouco elas a mim. Mas sempre que releio as doces palavras que me foram destinadas, também releio a dedicatória de Valéria, e me sinto privilegiado a contemplar um tempo que transcorre com tanta delicadeza por essas páginas tão próximas e tão distantes.

Pergunto-me se ainda cabe nesse pequeno volume outras dedicatórias e pressinto que sim. Ainda que isso não aconteça, quando eu tiver partido, ninguém poderá distinguir a quem ele pertenceu. Saberão apenas que minha alma também foi folheada por suas palavras.

Talvez, Valéria se pergunte de algum lugar, se enquanto seguro essas páginas manchadas e abro com exímio cuidado a frágil capa do nosso livro, leio a dedicatória que nos deixou o tempo.

Pedro Sá